quinta-feira, 9 de outubro de 2014

WiP - HG 1/144 RX-78-2 with Gundam Marker - Parte 1 - Planejando e testando!



Todo mundo já conhece este bonitão, mas o que foi feito para ele ficar assim? Vou explicar o passo-a-passo das loucuras e desventuras que passei com o Kit para conseguir esse resultado!




1- Planejamento (ou a falta de).

Esse HG é interessante por ser voltado ao público "iniciante" de Gunplas, vindo com dicas iniciais já na caixa. Não apenas isso, é um dos kits mais completos do RX-78, possuindo essas lines extras e as juntas melhoradas e detalhadas. Além de vir com praticamente todos os armamentos (tipo a gundam hammer) e uma gundam marker ponta fina cinza para um detalhamento mínimo.








As cenas de ação com o kit montado:


Um detalhe interessante é que essas imagens são só do kit montado com os stickers e a marker. Acho que foi a imagem mais honesta já vista na caixa de um HG, hahahahahaha. Realmente o kit perfeito para iniciantes. Bons resultados sem muito esforço. E a vítima perfeita para a utilização de algumas ferramentas.




Conteúdo da caixa: Manual de instruções, runners e os extras: A gundam Marker cinza ponta fina e um pequeno livreto com tutoriais de detalhamento do kit. Alcançando os níveis básico, médio e avançado.
Pena que está em japonês, mas quem quiser conferir as dicas pode ver os scans no dalong.


Aqui vem a primeira "estratégia". Cortar o plástico das runners. Por que? A idéia é reutilizá-lo depois para guardar as peças. Mesmo que você não vá pintar o kit, lixar e polir levam tempo então é bom ter um guardado para diferenciar as peças que já tiveram o "tratamento de beleza" e as que não tiveram.

Além disso em alguns casos, principalmente em MGs ou RGs com montagem mais complexa, algumas peças do lado direito são diferentes do lado esquerdo e a confusão pode acabar danificando uma delas. Quem tem o Strike Freedom MG sabe do que estou falando. Para quem não sabe, tenham especial atenção na montagem das asas do S. Freedom MG e não desgrudem do manual.

Vamos ver nosso desafio:


Os clássicos stickers. Uma certeza eu tenho: Eu não vou utilizá-los.


A tranquila runner de polycaps.


A Runner A. Olhando mais de perto, já pude identificar alguns problemas:


Vejam as marcas de injeção do plástico. Em minha opinião não era pra ser assim, então já começei a ter umas idéias do que fazer para tirar isso sem ter que apelar para a pintura.


As marcas de injeção se repetem em todo o kit. Nas armas esse cinza é muito esquisito. Acho que não vou ter como fugir de uma pintura simples aí.


Ah essa sim parece ok! Ainda bem, porque só de pensar no trabalho que eu ia ter...


...NÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOO!!!!

Passado o drama inicial, vamos separar as ferramentas necessárias para esse primeiro momento:
Lixas em diversas granulações;
Alicates de corte;
Estilete;
Cutting Matt;
Lenço para limpar as cagadas e;
Uma luminária pra enxergar direitinho as besteiras que estou fazendo.


Seguindo as dicas do MUNDO INTEIRO, primeiro tire a peça com a rebarba. Por que? Mestre Kawaguchi explicou no Fun to Build Gunpla que é pra diminuir os riscos de você acabar danificando a peça pela falta de posicionamento no corte.


Depois, utilize o alicate mais rente e afiado e corte com cuidado e tchan!
Mas...droga, ainda tem uma pequena marca ali. Por que nunca pode ser fácil?


Depois de parar de chorar, peguei uma agradável e intuitiva lixa para tentar aliviar a rebarba.


As rebarbas sumiram, mas agora descolei uns belos arranhões. Tá difícil desse jeito...mas vamos limpando, vamos limpando:



E agora utilizarei uma lixa mais fina para reduzir os arranhões. A filosofia é simples, Use lixas mais grossas (com granulações mais baixas) para remover rebarbas e lixas mais finas para uniformizar (tipo uma de 800 - 1000) e as ultra finas para polir (2000 pra cima).


Quase perfeita! Mas meus olhos ainda enxergam alguma coisa ali...


Bem, na falta de uma lixa ultra fina, você também pode usar o Compound, que é nada mais do que uma massa de polir. Como vocês viram na imagem láááá em cima das ferramentas, existem três tipos de compound básicos:
Fino
Super Fino
Ultra Fino

Se você pesquisar vai ver que existem massas de polimento superiores ao ultra fino, mas são consideravelmente mais caras,

A idéia é simples, você aplica utilizando um pano macio até adquirir o brilho desejado. Quando mais fino a massa, mais brilhante ficará a peça.

Como estes eram produtos novos pra mim, eu resolvi ir usando em "cadeia" (primeiro o coarse, depois o fine e depois o ultra fine) pra ver como ia ficando:


Nem parece que um dia essa peça estava presa numa grade. Mas ainda tem uma partezinha escura ali...


Estão vendo?

Vamos ao próximo compound:


Se é pra aplicar com algo macio, acho que nada melhor que um cotonete. E lá vamos nós!

 
E pensar que aqueles arranhões da lixa nem existem mais hein? Caramba. MAS AINDA TEM UMA MARQUINHA ALI! AH DESGRAÇADA!.


Vamos apelar ao ultra fucking finish reflexivo!


Diabos de marca. A peça nem parece plástico mais, mas ela ainda tá lá...

Enfim, o jeito era seguir em frente.


Mais uma lixadinha aqui...

Outra ali...

E uma polidinha:

Que beleza!


E a coisa vai andando...



Eita caramba!


Pronto! Problema resolvido do jeito de sempre! Lixadinha, polidinha...


E depois de uns três dias de trabalho, consegui deixar as peças separadinhas. Apesar de ter dado a dica do plástico e tudo o mais, preferi usar umas vasilhinhas descartáveis para melhor controle.

Enfim, foi bastante trabalho por um dia e muitas fotos para um post. Vou encerrando por aqui. Mas quem tinha problemas para remover rebarbas, já encontrou a solução aqui!

2 comentários:

  1. Legal. Vai me ajudar bastante ao montar os meus MGs. Será que usando a massa se polir automotiva nacional, consigo obter os mesmo resultados que você com essa Compound?

    ResponderExcluir
  2. Muito legal kaiser!

    Essa compound é muito legal... o ruim é esperar a encomenda. Acredito que o mais recomendável para quem realmente pretende apenas montar o seu kit, sem pintura. Espero um dia poder usar essas bichinhas aí.

    Abraço!

    ResponderExcluir