terça-feira, 7 de outubro de 2014

WiP - HG 1/144 RX-78 NT-1 - Scrap Build - Parte 1

Olá de novo pessoal!

Blog com força máxima nesse início de semana e mais um post pra alegrar os minutos de tédio no trabalho!

Hahahaha!






Bom, eu estava com esse projeto em segredo desde fevereiro deste ano (2014) já pensando numa possível 5ª Copa Gundam Brasil de Modelismo. Minha pretensão era participar na categoria avançado e como os projetos da copa deviam ser sigilosos até a apresentação, fui tirando fotos do WiP aos poucos. Mas a verdade é que tempo pra trabalhar me faltou e mesmo agora em que irei começar a postar o que fiz ao longo destes oito meses foi quase a mesma coisa que nada. Mas ao menos vai render alguns posts por aqui.

Até porque apesar do Mundial de Futebol ter sido aqui, o nacional de gunpla vai seguir um caminho diferente. Aliás, parece que nem vai seguir esse ano, então resolvi postar o projeto.

Eu estava decidido a arriscar algumas peças de customização e então começei a montagem. Empolgado com os simples mas incríveis ensinamentos do mestre Kawaguchi no "Fun to Build Gunpla" estava animado pra testar as limas da tamiya que tinha acabado de encomendar.


Então, poupando-lhes de todas aquelas fotos chatas de grades e cortes que todo mundo já cansou de ver no dalong e em outros blogs, vamos aos resultados:



Até aí indo tudo bem. Como pretendo fazer um repaint completo (mas sem alterar muito o esquema de cores original) não me preocupei em polir.


Mas essa lima é MUITO grossa. Uma "passada" mais forte na peça e você pode fazer um verdadeiro retângulo na área lixada. Eu começei a perceber que precisava de mais técnica, no entanto, não sabia o que ainda me aguardava...


Continuando com a bagunça, eu finalmente quis montar o kit pra ter uma idéia do que fazer e do trabalho que iria ter:











V-Fin cortado e lixado. Já tirou um pouco aquela cara de HGzão. Mas depois eu ainda tentei afiná-lo mais um pouco.


Uma coisa que achei bem cômoda nesse HG é que, apesar dele ser antigo, ele vem com muitas peças nas cores certas. Além de vir com uma mão específica para a Machine Gun! E ele ainda tem a Choban Armor. Um dos HGs antigos mais completos que podemos destacar (e barato)! Isso certamente melhora o resultado final. O problema é a quantidade de detalhes amarelos que teria por pintar. Isso já me causa pesadelos...

Bom, pesquisando ferramentas na internet (sempre em busca daquilo que pode ajudar) comecei a perceber a grande importância do Scratch Building.

Embora Scratch Building seja um termo utilizado para construções "do zero", ele também é utilizado em customizações estruturais de algum kit. No meu vocabulário. por inexperiência obviamente, eu utilizo para designar o trabalho estrutural feito no kit, que todos os modelistas profissionais fazem (e que toma um tempão e é bem difícil, por isso os projetos deles são demorados), consistindo no aprofundamento das Panel Lines, correção de proporções por lixamento, melhora do detalhamento com estilete (e outras ferramentas), etc.

Se quero chegar perto dos grandes, percebi que teria que tentar algo do tipo e como já tinha selecionado esse HG como vítima, foi a hora de tentar umas coisas.


Começei pelas lines do petoral, dá pra ver as marquinhas do corte com estilete ali.


Mais uma vez a lima mostrando seu terrível poder. É mais difícil do que eu imaginava...


E ainda tem muito pra ser limpo...

Ainda pensando no Scratch Building (do meu vocabulário) começei a refletir: O que define um bom trabalho? O que seria um bom trabalho? Só tenho referência por imagens e, muito mal, alguns vídeos. Qual seria o diferencial? Peguei meu kit com uma das montagens "básicas" mais dedicada que tive para comparar:











Para algumas pessoas, montar o kit é o suficiente. Para outras apenas montar, mas montar com cuidado, lixando e polindo cada peça. Alguns começam a exigir um pouco mais e já fazem as lines com as Markers ponta fina. Outros buscando um resultado mais próximo do anime arriscam pequenas pinturas de detalhes com as Markers normais (e fica bom). Outros mais adiantados começam a querer disfarçar o aspecto do plástico de "brinquedão" e começam a pensar num verniz. Alguns maravilhados com MGs e RGs já começam a encomendar decalques. Outros afim de dar um toque especial começam a pensar em tonalidades diferentes, ainda que próximos do original, ou em tonalidades totalmente diferentes que pareçam se adequar melhor a figura.

A coisa vai andando e quando olhamos para nós mesmos, temos aerógrafos, sprays, tintas, ferramentas que fariam inveja num dentista ou num relojoeiro. Um cuidado que beira o extraordinário e um desafio hercúleo chamado Gunpla.

Muitos elogiaram esse RX-78 que montei, mas quando olho pra ele vejo todos os pequenos erros que cometi e permanece aquela vontade de consertá-las algum dia.

Afinal, o que seria o trabalho perfeito? Como poderíamos conseguí-lo? Muitas vezes nesse hobby eu encontro mais frustração do que prazer e acabo indo para uma outra linha que seriam as figuras. Mesmo explorando-as e conhecendo os defeitos delas, não nos importamos tanto. Na verdade nem tentamos corrigir com medo de estragar e algumas vezes aceitamos um produto final pior do que aquele que poderíamos fazer (e ainda mais caro, em alguns casos). Claro que a figura tem suas vantagens, mas esse debate fica pra outro post.

Enfim, novamente, o que seria o trabalho ideal? Vendo as fotos do NT-1 e do RX parece-me que só montar e lixar não é o suficiente. Mas todo o cuidado que tive no RX parece exigir ainda um pouco mais.

Encerro então o post de hoje indagando-vos sobre o que seria o trabalho ideal.

Obrigado pessoal!

4 comentários:

  1. Olha... sou bem novato no ramo como vc sabe, mas se pudesse dizer, oque é um trabalho ideal, diria que é o que te traz satisfação.
    Não da pra medir a satisfação com resultados, mas eu diria que com o processo. Se ao fazer é algo que a gente curtiu, se empenhou, e independente do resultado, se divertiu, eu diria que é um trabalho ideal.
    Como dizem, "não existe caminho pra felicidade, a felicidade é o caminho"!

    ResponderExcluir
  2. Boa kaiser!

    Muito bom o Alex HG. Já montei um, mas foi roubado... Um kit bem bacana e gostoso de montar, com várias peças já nas cores, menos a face... Cara, essa lima é destruidora! Cuidado aí!

    Esse RX ficou muito bom mesmo. Parabéns novamente por ele!

    Quanto ao modelo perfeito: ele não existe! Pelo menos não para o modelista que o construiu! A gente sempre vê algum defeito, algo que gostaria de mudar e fazer melhor, algo que faltou, e por aí vai... O resultado do trabalha é resultado em parte pela sua satisfação com o mesmo e pela opinião dos outros sobre o seu trabalho. É meio tipo aquela construção do "Eu": O "eu" de como eu me vejo; o "eu" de como acho que as pessoas me vêem; e o "eu" de como realmente as pessoas me vêem. Kkkkk... acho que mudei o foco do assunto...

    Ou seja, a gente sempre tenta refletir, ficamos mais animados ou tristes dependendo do dia ou do resultado momentâneo de trabalho, mas pra mim funciona assim: EU SOU UM MODELISTA (eu acho...) e é disso que eu gosto e isso me proporciona prazer. Se o resultado será excelente ou não, aí será uma situação a se discutir...

    Cara, quero ver esse custom aí!

    ResponderExcluir
  3. Valeu San! Uma visão bem idealista, o difícil é internalizar isso.

    Valeu Crys, grande mestre! Sim, excelente o Alex HG e sim, do mal a lima. Isso pq é da tamiya e é voltada para kits de plástico, não esperava que fosse tão poderosa...

    Sobre o modelo perfeito, eu concordo com você, o problema é que me deixo levar mais pelo lado triste do que pelo lado feliz. E eu não me vejo como modelista. E o trabalho também é tortuoso, porque fico MUITO ansioso pelo resultado final.

    ...acho que estou com o hobby errado...hahahahaha

    Essa do Alter Ego, Super Ego e Id foi profunda...e eu só não vou continuar porque isso é tratado em Xenogears e ATÉ HOJE você não jogou! Pô Crys...pô...Os mestres também tem lições a aprender com os pupilos!

    Esse custom será simples tendo em vista as cagadas que já fiz. A meta é salvá-lo. Hahahahaha.

    ResponderExcluir
  4. Que é isso, o mestre aqui é você!

    Cara, eu até baixei Xenogears para o PSP na versão em português, mas ele não abriu. Tentei aqui, rodei, mas não consegui... Faz qtempo que quero jogar mas não deu certo até agora... Uma pena.

    ResponderExcluir