quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

G.F.F. Gundam X


A discutível linha Gundam Fix Figuration mais uma vez aparece no blog!








Uma linha fortemente criticada pelo seu péssimo controle de qualidade, fragilidade das peças e ainda facilmente danificável pela passagem do tempo essa figura conseguia sair do sonho para o pesadelo do colecionador numa velocidade inimaginável.

Como era de se esperar, sua popularidade foi lá embaixo e hoje é comum você encontrar figuras novas e lacradas pela metade do preço.

As qualidades podem fazer frente aos defeitos na opinião de alguns, como eu.

Primeiro, todos os modelos dessa linha são feitos pelo mestre Katoki que, como sabemos, faz designs soberbos.

Segundo, ele já vem com um detalhamento soberbo, os warnings são perfeitos, as lines harmônicas além de ser sempre lotado de opcionais e acompanhar uma base própria do modelo, com o nome impresso, o que melhora muito a exposição.

Câmeras são feitas com peças clear mesmo, ao invés de pintura metálica, um charme a mais para a figura.

As figuras atuais parecem estar com uma qualidade melhor, comprei vários GFFs e até agora todos estão inteiros na caixa, além de ser um fã descarado da linha Composite Ver. Ka. (que seria o design pelo mestre Katoki de mechas de outros animes).

A caixa é enorme, charmosa, e a figura e seus opcionais vem muito bem expostos. Se você quiser conservá-la, dá para deixá-la na caixa e ficar apreciando ela lá, tem seu charme também!

A mecânica da figura é bem parecida com Gunplas, então a manipulação é intuitiva para quem é acostumado a montar Gundams.

Então compensa ou não compensa?

Minha experiência com os Composite Ver. Ka. é muito positiva, em que pese todas as críticas sobre a linha. Esperava o mesmo com a linha G.F.F. e por isso decidi arriscar. Aliás, arrisquei com vontade. Hahahahaha.

Quando vi a caixa, não houve como não ficar impressionado, a figura branquinha, com todos aqueles warnings. Cada opcional perfeitamente detalhado, a câmera com as peças clear. As informações do gundam e seus armamentos impressos no blister da caixa. É um charme conquistador. Dá até pena de abrir, mas eu precisava conhecer a figura.

Além deste ser, sem sombra de dúvidas, uma das versões mais bonitas do Gundam X disponível, isto é, até o lançamento do MG. Mas ainda não temos um MG do Divider então essa ainda é a escolha óbvia.

Depois de passar um bom tempo removendo aqueles "arames" que seguram a figura finalmente pude vê-la de perto.


A escultura é linda. Todos esses detalhes, toda essa imponência. O problema foi na hora de levantá-lo por onde sou habituado a segurar: a parte superior do peito. Assim que fiz isso o torso com as pernas despencaram. Ele é preso ao torso mediante uma peça em pinça, para permitir alguma mobilidade, mas ela é bem frouxa e o torso solta com facilidade. Era engraçado quando eu queria mudar a figura de superfície e os pés continuavam lá.

Meio problemático, mas dá pra conviver.



Outro detalhe, que pode ser um defeito grave para alguns, é que o G.F.F. NÃO É PRA BRINCAR. Apesar de vir com um quilo de opcionais e base, isso é apenas para você deixá-lo da maneira que mais gosta e não mexer mais. Por que? Porque as juntas dele afrouxam com facilidade, os encaixes também. Fazer um review dessa figura é perigoso porque você pode deixá-la inútil para sempre, então é necessário algum cuidado ao mexer nela.

Como gosto mais do X divider, nem me incomodei em "soltar" as peças do Satellite Cannon e dos G bits da caixa, aliás não quis tirar nem os sabres, o ideal é não futucar muito.



É claro que essa regra não é absoluta, é evidente que você pode mexer nele, mudar a posição e etc, mas ele definitivamente não é aquela figura para você ficar mexendo.



Aliás, agora sim, um defeito grave e que vai se manifestar de maneira mais comum se você ficar mexendo são as lines. Elas saem com o dedo. Absurdo não? Esse foi meu único choque nessa figura pois nunca tive esse tipo de problema com a linha Composite Ver. Ka.. Foi um susto quando fui trocar as mãos do X e percebi que a line do braço havia desaparecido.

Tudo bem, o jeito é manusear com mais cuidado e evitar as áreas com line. Isso já é mais difícil de conviver, mas se você respeitar a proposta de deixá-lo quieto, não terá problemas.

É preciso cuidado na hora de montar os opcionais para não afrouxá-los de vez. no meu caso eu me embananei com o escudo e é...o X não consegue segurá-lo direito, mas esse é um problema em qualquer figura. Nem os damashiis conseguem escapar dessa.



O medo é a passagem do tempo. Sim porque o GFF não é pintado. E daí você pergunta? É que toda a figura é "impressa" em PVC e se você deixá-lo no sol, pode dizer adeus a esse branco neve muito bonito que ele tem e cumprimentar o bege que vai se tornar. Mesmo que você deixe fora do alcance do sol, ele irá amarelar pela sujeita.



MAS, por mais que reclamem desse "defeito" dos G.F.F.s isso alcança todas as figuras e até kits. Meu HCMPro do wing já estava bem amarelado. Depois de uma lavadinha com detergente neutro ele ficou como novo, mas em algumas partes (principalmente nas folgas de junção das peças) o amarelo continua. Sabemos que é sujeira, mas é uma sujeira difícil de remover, eu até usei uma escova de dentes (não façam isso, vocês podem acabar arranhando a figura ou a pintura dela, felizmente comigo não aconteceu) e uns amigos também reclamaram dos damashiis amarelando. Enfim, é um problema que, lamentavelmente, não tem pra onde fugir. O melhor que pode ser feito é montar uma exposição para as figuras longe do sol e protegida, na medida do possível, contra a poeira (estantes com portas de vidro por exemplo).

Enfim, acho que este assunto vai exigir um post próprio, então vamos seguir.



Outro detalhe inevitável é a comparação com os Standart ou com os Gashapons. Os gashapons podem ser uma opção interessante porque geralmente vem muitos, são baratos e alguns são dioramas. Podem acabar saindo na frente nesse aspecto, mas perderiam pela mobilidade do GFF que apesar de não ser "futucável" é possível e permite a mudança de poses quando uma encher o saco. Aliás os standart tem um preço próximo ao atual valor do GFF, mas não chegam nem perto em questão de detalhamento, não possuem opcionais algum e não tem nenhuma mobilidade. Se for pra comprar algo para deixar parado na minha estante, pegaria um GFF certamente.



Conclusão: Se você é daqueles que "tanto faz o design", quer uma figura para se divertir e ficar mexendo e a sua estante é do lado da janela, essa certamente não é uma figura para você.

No entanto, se você curte os designs do Katoki, leva em consideração o detalhamento (como warnings e peças clear para as câmeras) e não é de ficar futucando o kit o tempo inteiro mas sim apreciando, essa pode ser uma das suas melhores escolhas, principalmente quando consideramos os preços atuais dessas figuras.


2 comentários:

  1. Essa linha é muito bonita mesmo! Infelizmente os contínuos problemas de pintura e fragilidade a jogam no lixo... uma pena. Esse X tá lindo!

    Kaiser safado, nenhuma foto do satelite cannon? Tu realmente prefere o divider?

    Por falar em safado, tô te devendo uns decais, ná?...

    ResponderExcluir
  2. Valeu Crys!

    Sim, eu realmente prefiro o divider. Influência do Real Robots Final Attack do PS1 que era o X Divider ^^
    Muito roubado!

    Hahahahaha

    Sim sim, os decalques!

    Não tem como não ver coisas do katoki e não pensar em decalques...HAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir